A AAMA – Associação Amigos do Meio Ambiente – tem seu pavilhão na Vila Popular, em Passo Fundo. Inaugurada em 2008, a associação realiza a triagem de materiais reciclados através de 6 mulheres associadas. Além de reciclar materiais como papéis, vidros, papelão, plásticos, latas e metais, a associação trabalha também com a reciclagem do óleo de cozinha.
A Coleta do óleo, um diferencial da AAMA, ocorre por meio de pontos de coleta pré-estabelecidos. Os interessados em possuir um ponto de coleta podem entrar em contato com a associação e solicitar uma bombona. São priorizados os locais que, ou produzem grande volume de óleo, como restaurantes, padarias, hospitais e asilos; ou possuem grande fluxo de pessoas como escolas, paróquias, condomínios e empresas.
            Com o óleo de cozinha usado podem ser fabricados produtos de higiene, limpeza, tintas, solventes e combustíveis, como o biodiesel. O valor arrecadado com a comercialização do óleo coletado, além de custear o processo de recolhimento e realização da campanha, gera renda às trabalhadoras ligadas a AAMA. A intenção é que o aumento do volume de materiais reciclados aliado ao apoio de projetos de entidades privadas permita à associação adquirir um caminhão coletor.