Justificativa

A temática da preservação ambiental é uma questão atual, urgente e discutida globalmente. Ao propor o tema de preservação da Amazônia, a Campanha da Fraternidade de 2007 se coloca neste contexto. A Igreja não apela apenas a preservar aquela região, e sim, despertar ações para a preservação e o cuidado com a vida humana e o meio ambiente em todas as regiões do país.

Em nossa cidade, com 150 anos de existência e uma enorme população urbana, há muito para se fazer em termos de preservação ambiental. A questão preocupa qualquer cidadão que tenha conhecimento, ainda que insuficiente, da importância de tomar medidas urgentes com relação ao problema do “lixo” produzido diariamente em nossa cidade. Entidades não governamentais e o próprio poder público procuram amenizar a situação, mas as ações ainda são insuficientes.

Segundo dados oficiais,* são produzidos em Passo Fundo cerca de 110 toneladas de lixo por dia, e o grande número de pessoas que coletam o lixo reciclável, muitas vezes trabalham em condições desumanas. Mesmo nesta situação, este trabalho é a única forma de garantir sobrevivência a inúmeras famílias da periferia urbana.

A partir da contextualização dos problemas referentes à realidade do lixo, sua inevitável produção, a situação das famílias que fazem dele sua fonte de sobrevivência, e tendo presente a necessidade da preservação ambiental, propomos uma tentativa de transformação dessa situação.

O Projeto TransformAção buscará, através de um processo de conscientização, formação e organização, melhorar as condições de vida de pessoas envolvidas em atividades de coleta de materiais recicláveis. A partir disso, pretende-se, também, construir espaços adequados para a atividade de reciclagem e a geração de renda das famílias atuantes. Outra ação será o envolvimento da sociedade, para que esta se sinta parte do projeto e ajude na concretização do mesmo.

Após a estruturação desta fase do projeto com base no papel, pode-se investir em outras alternativas, como o aproveitamento de óleo de cozinha já usado, que além de preservar o meio ambiente, poderá gerar renda para grupos de famílias na fabricação de sabão, detergentes, etc.

* Dados retirados do Jornal O Nacional de Passo Fundo, do dia 23 de maio de 2007.