Projeto Transformação é beneficiado com doações da Embrapa Trigo

            O projeto Transformação recebeu neste Natal uma grande ajuda da Embrapa Trigo. A empresa, com sede em Passo Fundo, realizou uma campanha com seus funcionários a fim de propiciar um Natal mais feliz aos filhos dos recicladores de quatro associações de reciclagem do município.

            Beneficiando as associações: AAMA – Associação Amigos do Meio Ambiente; AREVI - Associação de Recicladores Esperança da Vitória; COOTRAEMPO - Cooperativa Mista de Produção e Trabalho dos Empreendedores Populares da Santa Marta Ldta e a RECIBELA - Associação de Recicladores Parque Bela Vista, a iniciativa atendeu cerca de 90 cartas, enviadas por crianças de 0 a 12 anos ao “Papai Noel”.
            A campanha é realizada pela Embrapa há 8 anos, e neste ano a instituição preferiu beneficiar as associações de recicladores, uma vez que já realizava a entrega de materiais recicláveis nesses locais.
            Janete de Fátima Leites, recicladora associada à AAMA, comenta que dois de seus filhos foram beneficiados. “Os dois gostaram muito do que ganharam. O Marlon [13 anos] ganhou roupas e material escolar. Já o Jackson [5 anos] nem acreditou quando chegou a bicicleta que ele tinha pedido. Foi muito bom os dois terem ganhado aquilo que pediram. Temos muito a agradecer”, destacou.
            Segundo Elizabete de Oliveira, associada da COOTRAEMPO, essas doações valorizam também os pais das crianças, uma vez que é muito importante ver os filhos felizes, especialmente nesta data. “Meus filhos adoraram os presentes! Foi realmente muito especial. Ver que, apesar de não termos condições de comprar, nossos filhos ganharam aquilo que tanto queriam, valoriza também nós, pais.”
            De acordo com Alexson da Silva, articulador do projeto Transformação, foram estabelecidas quatro categorias para os pedidos: materiais escolares, brinquedos, roupas e calçados. Alexson comenta ainda que grande parte das cartas enviada pelas crianças solicitava brinquedos (bolas e bicicletas) e materiais escolares.

Cáritas Diocesana firma convênio com Caixa Econômica Federal


Foi assinado dia 21 de dezembro um convênio entre a Cáritas Diocesana de Passo Fundo e a Caixa Econômica Federal/PNUD. O acordo, que prevê o repasse de R$ 29.800,00, destina-se a viabilizar a continuidade do trabalho de apoio e assessoria às Associações de Recicladores, desenvolvido pelo Projeto Transformação.
O projeto - resultado de uma parceria entre a Cáritas Diocesana, Notre Dame, ASSEC, ISAFA e Instituto Menino Deus – busca proporcionar um processo de formação, conscientização e participação da sociedade na questão ambiental e social, a partir da organização de grupos de coleta e reciclagem de materiais, que visem a proteção do meio ambiente e geração de trabalho e renda.
Em Passo Fundo, 4 associações serão beneficiadas: AAMA – Associação Amigos do Meio Ambiente, na Vila Popular; a AREVI - Associação de Recicladores Esperança da Vitória, na Vila Bom Jesus;  a COOTRAEMPO - Cooperativa Mista de Produção e Trabalho dos Empreendedores Populares da Santa Marta Ltda, na Santa Marta e a RECIBELA - Associação de Recicladores Parque Bela Vista, que atua no aterro sanitário municipal.
O convênio firmado com a Caixa prevê acompanhamento e capacitação, aquisição de alguns equipamentos, segurança pessoal através do fornecimento e aquisição de Equipamentos de Proteção Individual às quatro associações do Projeto Transformação.
Segundo o superintendente regional do norte gaúcho da Caixa Econômica Federal, Ruben Valter Grams “É uma grande alegria ter um projeto nosso, do norte gaúcho, aprovado pela Caixa Federal [...]. Precisamos valorizar a competência desse projeto e agradecer a sorte de ter trazido esse convênio à Passo Fundo.”
O convênio, vigente até setembro de 2011, faz parte de um acordo entre a Caixa e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O projeto está inserido dentro de três dos oito “Objetivos de Desenvolvimento para o Milênio” (ODM): Erradicar a fome e a extrema pobreza, promover a igualdade de gênero e autonomia das mulheres e garantir a sustentabilidade ambiental.


TransformAção realiza V Encontro de Recicladores de Passo Fundo


  O Projeto TransformAção realizou dia 20 de novembro, o V Encontro de Recicladores de Passo Fundo. O encontro promoveu a articulação de quatro associações do município, trabalhando questões de segurança no trabalho através da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual e conceitos de associativismo, cooperativismo e autogestão.
A associada da AAMA, Janete de Fátima Leites, comentou que o encontro foi um momento muito importante de articulação, já que é uma das poucas oportunidades que as associações têm para compartilhar aquilo que se passa dentro dos pavilhões.
 Outro tema importante trabalhado na ocasião foi a forma como são tomadas as decisões dentro das associações, destacando que estas devem sempre ser decididas em grupo, de forma democrática e responsável. Neste sentido, Nivaldo Batista de Menezes, reciclador da COOTRAEMPO, afirma que “o encontro traz dois pontos importantes: as escolhas e as decisões na vida do ser humano.” Para o participante, essas questões precisam ser trabalhadas e discutidas, já que convivemos diariamente com conflitos desse gênero.
   Sobre a importância da parceria das entidades formadoras do Projeto Transformação - Cáritas Diocesana, Notre Dame, ASSEC, ISAFA e Instituto Menino Deus - Adão Juarez Moreira, da RECIBELA, comentou que “a presença das entidades é fundamental. O Projeto está de parabéns por valorizar o trabalho de todas as associações.” Moreira destacou ainda que, infelizmente, tem muita gente que critica e não reconhece o esforço do Projeto, mas que se não fosse por esse trabalho, possivelmente as associações não teriam as oportunidades que têm.
O Encontro contou com a participação de cerca de 40 recicladores, de quatro associações da cidade: AAMA – Associação Amigos do Meio Ambiente, da Vila Popular; a AREVI - Associação de Recicladores Esperança da Vitória, da Vila Bom Jesus;  a COOTRAEMPO - Cooperativa Mista de Produção e Trabalho dos Empreendedores Populares da Santa Marta Ldta e a RECIBELA - Associação de Recicladores Parque Bela Vista, que atua no aterro sanitário municipal.





Transformação, que comece comigo!

O Projeto TransformAção realizou nesta terça-feira, 26 de outubro o lançamento da Cartilha “Transformação que comece comigo”. O material visa conscientizar a comunidade em relação à preservação ambiental, trabalhando especialmente questões relacionadas a separação e reutilização de materiais recicláveis.
O Projeto Transformação – Cáritas Diocesana, Notre Dame, ASSEC, ISAFA e Instituto Menino Deus - é responsável por diversas ações na área da reciclagem em Passo Fundo, assessorando e acompanhando quatro associações de recicladores – AAMA, AREVI, COOTRAEMPO e RECIBLEA, dois grupos de crianças – Vila Jardim e Vila Popular - e uma associação de confecção de subprodutos de papel reciclado – AMAV.
Luiz Costella, presidente da Associação das Entidades do Projeto Transformação, comenta que “é essencial pensar o significado da palavra transformação: transformar, formar e agir”. É assim que o projeto atua na sociedade, transformando vidas, formando cidadãos e agindo em prol de uma consciência ambiental por parte de todos.
Para possibilitar e facilitar a divulgação da cartilha, o Projeto organizou uma oficina para a formação de agentes propagadores, criando subsídios e distribuindo materiais gratuitamente para as entidades interessadas em apoiar a idéia.
“Sem dúvida nenhuma, o mais importante trabalho que pode ser feito hoje em dia é a educação ambiental.” Destacou Paulo Cirne, Promotor de Justiça Especializada. Cirne lembrou ainda que é preciso “agregar esforços e preparar as pessoas para a construção de um novo mundo”.
Segundo o Secretário do Meio Ambiente do município, Clóvis Alves, é importante lembrar que o projeto não procura somente “transformar o lixo, e sim pessoas. Mudar a vida das pessoas e formar cidadania.”
Reunindo cerca de 90 pessoas, o evento contou com a participação de representantes do poder público municipal, câmara de vereadores, ministério público, 3º batalhão ambiental, Universidade de Passo Fundo, escolas públicas e privadas e diversas entidades relacionadas a área ambiental, bem como a Codepas, empresa que efetua o recolhimento do lixo em Passo Fundo. O lançamento da Cartilha contou também com a participação do Projeto Bombeiro Mirim, que realizou a abertura do encontro, e com a Banda de Lata, da 4ª série do Instituto Redentorista Menino Deus, que encerrou as atividades.




Projeto TransformAção realiza IV encontro de recicladores


            O Projeto TransformAção realizou no último sábado, dia 09, o IV Encontro de Recicladores de Passo Fundo. O Encontro contou com a participação de quatro associações da cidade: AAMA – Associação Amigos do Meio Ambiente, da Vila Popular; a AREVI - Associação de Recicladores Esperança da Vitória, da Vila Bom Jesus;  a COOTRAEMPO - Cooperativa Mista de Produção e Trabalho dos Empreendedores Populares da Santa Marta Ldta e a RECIBELA - Associação de Recicladores Parque Bela Vista, que atua no aterro sanitário municipal.
            O encontro buscou a articulação das quatro associações, levantando questões de valores, dificuldades, soluções e objetivos/sonhos. Discutindo os problemas existentes em cada uma delas e no âmbito geral da reciclagem, o encontro firmou nos participantes conceitos de associativismo e cooperação interna nas associações e entre elas.
Participando pela primeira vez do encontro, Roberto Proença da Luz destaca que o aprendizado propiciado é muito grande, “já que muitas estamos lá na nossa associação e achamos que os nossos problemas são únicos, quando muitas vezes esses problemas são de todos e às vezes até maiores que os nossos.”
Para Janete de Fátima Leites, associada da AAMA, o encontro foi um grande momento de aprendizagem e partilha de experiências, já que através do diálogo se cria uma rede de entre – ajuda nas associações.
No encontro, além da realização de dinâmicas e reflexões, também foram entregues os uniformes dos recicladores de cada associação. Uma parceria com o Instituto Vonpar possibilitou a confecção de jaquetas, camisetas e jalecos para cada associado.
Realizado na sede do ISAFA – Instituto Sagrada Família, participaram do encontro além dos cerca de 50 recicladores das associações, os monitores que acompanham os grupos e representantes das entidades do Projeto Transformação - Cáritas Diocesana, Notre Dame, ASSEC, ISAFA e Instituto Menino Deus.




Cáritas Diocesana renova convênio com Instituto Vonpar

A Cáritas Diocesana esteve na última sexta-feira em Porto Alegre para, juntamente com os presidentes das quatro associações de recicladores de Passo Fundo, realizar a assinatura de um convênio com a Vonpar.
O Instituto, mantido pela empresa Vonpar, procura apoiar projetos sociais em diversas áreas. Este ano, na área do meio ambiente, o instituto está beneficiando 14 projetos, abrangendo mais de 30 associações de recicladores.
O projeto “Associativismo e qualidade de vida na reciclagem em Passo Fundo” prevê acompanhamento, monitoria, segurança pessoal e aquisição de equipamentos às associações do município, além da divulgação de cartilhas para conscientização da comunidade sobre a responsabilidade ambiental.
O coordenador da Cáritas Diocesana – responsável pelo projeto perante o Instituto - Luiz Costella, comenta que o acompanhamento e monitoria às associações procura garantir o desenvolvimento dos grupos, proporcionar o crescimento do associativismo, acompanhar e estimular a produção dos grupos, em sua quantidade e qualidade.
Em Passo Fundo, as quatro associações beneficiadas serão: AAMA – Associação Amigos do Meio Ambiente, na Vila Popular; a AREVI - Associação de Recicladores Esperança da Vitória, na Vila Bom Jesus;  a COOTRAEMPO - Cooperativa Mista de Produção e Trabalho dos Empreendedores Populares da Santa Marta Ldta, na Santa Marta e a RECIBELA - Associação de Recicladores Parque Bela Vista.

Projeto TransformAção reforma galpão da Vila Jardim

            As entidades do Projeto TranformAção - Cáritas Diocesana, Notre Dame, ASSEC, ISAFA e Menino Deus – inauguraram dia 26 de agosto a reforma do galpão na Vila Jardim.
O espaço é utilizado pelas mulheres e, especialmente, pelas crianças da comunidade, que se reúnem duas vezes por semana no local. As mulheres se encontram semanalmente para a produção de artesanatos, buscando gerar e agregar renda às suas famílias. Já as 16 crianças de 11 a 16 anos, se reúnem para a realização de oficinas educativas de capoeira e papel reciclado, uma marca registrada do grupo.
A luta do Projeto TransformAção para reforma no piso foi muito importante para o grupo. Helena Mello, coordenadora do grupo, destaca que o empenho do projeto é essencial para as crianças e suas mães. O acompanhamento das entidades do TransformAção fortalece o grupo, permitindo que todos sintam cada vez mais vontade de participar.
“Não tem palavras para explicar a felicidade de estar aqui!”. É assim que Larissa da Silva, 13 anos, define o grupo de crianças da Vila Jardim. Nadine Rodrigues, 14 anos, comenta que aguarda ansiosamente toda quinta feira para estar no grupo.
O crescimento das crianças é muito significativo desde que ingressaram no grupo, sendo que muitas já entraram no mercado de trabalho.  A produção do papel reciclado cria uma noção de responsabilidade e compromisso, já que o produto é comercializado por encomendas ou vendido à AMAV – Associação de Mulheres Amigas da Vila, que confecciona subprodutos com o papel.
Neste sentido, Márcio Mazzon, representante da Cáritas Diocesana no Projeto Transformação, destaca que é muito importante a continuidade do empenho de todos, já que a união das entidades do projeto com os participantes dos grupos de crianças e mulheres é capaz de construir e realizar muito mais pelo grupo.
Por outro lado, é preciso também uma ajuda especial da comunidade. Os interessados em ajudar os grupos de mães e crianças da Vila Jardim e conhecer ou encomendar o papel reciclado, podem entrar em contato pelos telefones 9983 7124, com o Projeto Transformação, ou 3045 1262 na Cáritas Diocesana.



TransformAção em Arte recebe livros do colégio Bom Conselho

O Colégio Salvatoriano Bom Conselho realizou dia 15 de julho uma doação ao “Transformação em Arte”. As crianças do projeto receberam cerca de 800 livros da escola, a fim de montar uma biblioteca no pavilhão localizado na Vila Popular.
O “Transformação em Arte” é uma iniciativa do projeto TransformAção, composto por cinco organizações sociais: Cáritas Diocesana, Notre Dame, ASSEC, ISAFA e Menino Deus, sendo apoiado ainda pelo Fundo Diocesano de Solidariedade e Mitra Diocesana.
O projeto desenvolvido na Vila Popular visa dar novas alternativas de integração às crianças do local. Através de oficinas de capoeira e reforços escolares a iniciativa consegue atender cerca de 30 crianças em situação de vulnerabilidade, desenvolvendo valores humanos e sociais.
Márcio Mazzon, coordenador do “TransformAção em arte”, ressalta que a doação realizada pelo Bom Conselho só vem acrescentar ao projeto, já que permitirá as crianças atendidas um melhor desenvolvimento da leitura, auxiliando nas aulas de reforço escolar e colaborando na continuidade do projeto.
A coordenadora de Pastoral do colégio, Ir. Inês Razera destaca que os livros foram doados por toda a escola, especialmente pelas crianças menores, da terceira e quarta série. Ir. Inês comenta ainda que as crianças da escola se envolveram na campanha de doação, cuidando dos livros, reformando-os e fazendo questão de visitar o Transformação em Arte.
            O projeto atende crianças de 05 a 15 anos, duas vezes por semana. As atividades desenvolvidas no “Transformação em Arte” são divulgadas através de apresentações das crianças em eventos e feiras na cidade.




COOTRAEMPO inicia reciclagem de isopor em Passo Fundo

            A reciclagem do lixo precisa ser cada vez mais valorizada e estimulada em nossa cidade. Passo Fundo conta com quatro associações de recicladores, acompanhadas pelo Projeto TransformAção. 
            As associações da cidade – AAMA, AREVI, COOTRAEMPO, RECIBELA – visam reciclar os resíduos sólidos produzidos pela nossa população, buscando gerar renda aos associados, preservar o meio ambiente e reduzir o lixo produzido pela cidade, aumentando a durabilidade das células do aterro sanitário e trazendo economia aos cofres públicos.
            Para possibilitar o trabalho das associações existem empresas especializadas na compra desses produtos recicláveis. Entretanto, existe alguma dificuldade com a comercialização de alguns desses materiais.
O isopor, por exemplo, por ser dificilmente vendido nessas empresas, acaba encontrando como destino rios, terrenos baldios e o próprio aterro sanitário. Os catadores não recolhem esse material, e as associações acabam acumulando uma grande quantidade sem encontrar um destino correto.
Por outro lado, a Cooperativa Mista de Produção e Trabalho dos Empreendedores Populares da Santa Marta – COOTRAEMPO encontrou uma forma de reutilizar esse material.  A cooperativa passou a picar o isopor e destiná-lo as empresas de estofados, onde é utilizado como enchimentos de almofadas e pufes. Além disso, já existem experiências de construção de móveis com o isopor, sendo este misturado com a fórmica.
Dessa forma, para que não se desperdice esse material, a COOTRAEMPO pede que a comunidade direcione os isopores diretamente à cooperativa, para que possa ser encaminhado corretamente e com um bom aproveitamento.
As empresas, condomínios e pessoas interessadas em fazer essa destinação podem entregar o material na Av. Domingos Gomes s/n – Vila Santa Marta, ou ainda entrar em contato diretamente com a cooperativa, pelo telefone 9179 1305 ou com o Projeto Transformação, pelo telefone 9983 7124.




RECIBELA inicia triagem no aterro sanitário
Você também pode ajudar

Certamente dia 6 de julho de 2010 ficará na memória de muitos passo-fundenses. Pela primeira vez uma associação de recicladores assume a triagem de resíduos no aterro sanitário municipal.
A RECIBELA – Associação de Recicladores Parque Bela Vista – realizou nesta segunda-feira um reconhecimento do local, a fim de avaliar as condições de trabalho e a data de início do mesmo.
A associação é acompanhada pelo projeto TranformAção, constituído de cinco organizações sociais: Cáritas Diocesana, Notre Dame, ASSEC, ISAFA e Menino Deus, sendo apoiado ainda pelo Fundo Diocesano de Solidariedade e Mitra Diocesana.
A RECIBELA assumiu as atividades no aterro através de um Convênio firmado com a prefeitura municipal e a Cáritas Diocesana, prevendo o repasse de R$ 62.400,00 para o início do trabalho da associação.
Segundo o Secretario do Meio Ambiente, Clóvis Alves, a triagem não estava sendo realizada adequadamente na cidade, o que provocava um rápido saturamento das células e um grande desperdício de matéria prima.
Alves destaca ainda que a “associação vai gerar economia aos cofres públicos, uma vez que a partir do momento que se consiga reduzir o volume de lixo na triagem, conseqüentemente as células terão uma durabilidade maior.”
Além disso, os 60 associados à RECIBELA vão gerar e agregar renda às suas famílias, dando dignidade àqueles que anteriormente recolhiam lixo nas ruas e não eram valorizados pelo seu trabalho.
Fabiano Rossini, presidente da RECIBELA, comenta que os associados estavam ansiosos, já que a associação aguarda desde março para iniciar os trabalhos.
A associação vai trabalhar 24 horas por dia na usina, distribuídos em quatro turmas, separando e prensando os resíduos recicláveis. Todos os recicladores terão Equipamentos Individuais de Proteção, seguro de vida, uniforme e treinamento.
Como fazer a sua parte?
Todos podem ajudar para que o projeto atinja seu objetivo, não misturando o lixo em casa. Se todos colocarem o lixo de forma separada, ao chegar na esteira do aterro sanitário, vai ser possível utilizar o material reciclável. Dessa forma, estaremos ajudando a Recibela gerar renda para os seus 60 associados e, principalmente contribuindo para o destino correto do lixo que produzimos.




Prefeitura confirma reciclagem de resíduos no aterro sanitário
O dilema do lixo em Passo Fundo começa a ser resolvido. Foi assinado dia 14 de junho de 2010, um convênio entre a Prefeitura Municipal, o Projeto TransformAção (Através da Cáritas Diocesana) e a RECIBELA.
            O convênio visa realizar a triagem de resíduos recicláveis junto ao aterro sanitário municipal, através da Associação de Recicladores Parque Bela Vista – RECIBELA, que integra 53 associados, gerando trabalho e renda aos trabalhadores, além da preservação ambiental à toda cidade e região. O projeto prevê o repasse de R$ 62.400,00 para dar início ao processo.
Fabiano Rossini, presidente e associado da RECIBELA, destaca que “O projeto vai abrir uma nova esperança para a comunidade passo fundensse resolver o problema do lixo.”
O secretário do Meio Ambiente, Clóvis Alves, ressalta que o Projeto TransformAção já tem experiência na área, uma vez que acompanha outras três associações na cidade. Por isso o trabalho no Parque Bela Vista é diferenciado. Os associados possuem formação para atuar e o volume de material no aterro é muito grande, o que só cria boas expectativas quanto ao futuro da RECIBELA e à parceria firmada com a prefeitura.
Alves acredita que 25 a 30% do lixo da cidade será reciclado. Isso significa uma diminuição de um terço no lixo depositado na célula do aterro. Além disso, lembra que muitas pessoas que trabalhavam clandestinamente no local hoje são associados a RECIBELA.
Segundo o prefeito Airton Dipp, o projeto tem um grande cunho social, mas enfatiza que deve haver um comprometimento da associação perante o recurso repassado pela prefeitura. A RECIBELA tem a partir de agora um grande compromisso com todo o município.
O contrato do convênio estabelece ainda que a prefeitura municipal de Passo Fundo deve arcar com as despesas de água, luz e manutenção do aterro e de sua estrutura, como esteiras e prensas.
A associação deve assumir a reciclagem no aterro sanitário da cidade assim que o recurso for repassado, já que dessa forma poderá ser feita a aquisição dos EPI’s -  Equipamentos de Proteção Individual - e o transporte dos recicladores.