metodologia

As Entidades envolvidas no Projeto, não querem assistencialismo junto aos participantes dos grupos, estes receberão formação e condições necessárias para crescer a partir do trabalho desenvolvido, seja ele no artesanato ou na coleta seletiva.

Com eles, periodicamente, serão oportunizados debates sobre o trabalho desenvolvido, socializando saberes, experiências, angústias, esperanças, bem como avaliações sobre o mesmo. Também serão proporcionados espaços de convivência para vivenciar valores humanos, desenvolver habilidades e estimular a auto-estima, constituindo-se como sujeitos crítico-transformadores do meio em que estão inseridos.

Nas comunidades, onde acontecerá a formação, será realizado o cadastramento e a inscrição das famílias interessadas em fazer parte do Projeto. O recolhimento do material reciclável será feito primeiramente em locais pré-determinados.

Visando a segurança e melhores condições de trabalho, os trabalhadores (catadores e separadores de material) usarão equipamentos adequados à proteção da saúde.